Com fôlego a mais para o desenvolvimento da indústria transformadora do plástico, mesmo em meio a tempos de economia turbulenta, micro e pequenos empresários da Grande Goiânia e cidades da região provam que o crescimento é possível, graças à parceria entre PICPlast e SEBRAE, que chegou para aquecer o setor na região. O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) junto com a Braskem, que é a maior petroquímica das Américas e com o SEBRAE Goiás, que criaram esta parceria para beneficiar os micros e pequenos empreendedores que compõem o polo industrial local.
Com a crise econômica que assola o país desde 2016, as empresas dos 20 municípios que contemplam a Grande Goiânia, Anápolis, Rio Verde e outras cidades em torno do Distrito Federal, o crescimento constante dos últimos dez anos foi afetado diretamente, de acordo com o coordenador do programa no SEBRAE, Rui Costa. Segundo ele, esta parceria fortalece o ramo e “por isso foi importante contar com o incentivo do PICPlast neste momento. A implantação do programa de capacitação fez toda a diferença, por exemplo, para que os postos de trabalho se mantivessem abertos. Apesar do delicado período não registramos demissões significativas no setor”, e isso é um dado positivo que acrescenta essa conquista importante para a região.
A partir de um diagnóstico individual, as nove empresas que participam do programa iniciado em agosto de 2016, passaram por uma dinâmica para desenvolver um plano de trabalho, que tem base em quatro pilares importantíssimos: estratégias empresariais, gestão financeira, gestão comercial e gestão de qualidade. Além disso, foram ministradas instrutorias (aulas teóricas em grupo) e consultorias (atendimento in loco).
O empreendedor Hugo Dias, que está à frente da Natuplast, indústria plástica de sopro e injeção, diz desconhecer a crise e credita os ótimos resultados conquistados pela empresa devido a participação da empresa no programa. “Já tínhamos um plano de gestão traçado, mas o PICPlast e o SEBRAE foram fundamentais para lapidá-lo”. Além de ampliar a sua oferta de produtos, a Natuplast viu seu principal produto, o garrafão de água de 20 litros, ganhar acréscimo de vendas em 17% no período de um ano. Em seu catálogo de produtos a empresa traz variedade de embalagens, além de copos e canecas de plástico, que são destinados a bares, festas e eventos. O aumento de 60% no faturamento da empresa deve-se aos mais de 300 clientes atendidos ao ano. “Abrimos uma filial em Campinas, interior de São Paulo, e já programamos abrir outras duas no Norte e no Nordeste. O plano é ter uma Natuplast em cada região do país”, garante Dias.
O programa de capacitação oferecido pela parceria PICPlast e SEBRAE Goiás finaliza em dezembro deste ano. Uma parceria semelhante acontece nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia, além de programas que já foram concluídos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Com o intuito de desenvolver o crescimento das empresas mesmo em tempos de crise, os programas são grandes incentivadores e auxiliam as empresas para que as mesmas se mantenham firmes no mercado que atuam.
Fonte: plasticovirtual.com.br